Faça o seu iogurte em casa

 

Cada vez que compra iogurtes no supermercado leva também consigo conservantes, corantes, aromas artificiais e outros químicos, inevitáveis nos alimentos industrializados.

Já para não falar em todas embalagens. Imagine a quantidade de copinhos de plástico que foram parar ao lixo por todos iogurtes que já comeu...

 

O iogurte é produzido a partir da fermentação do leite, que por sua ver é feita por bacterias. Na verdade só precisamos de aproveitar as bacterias que existem num iogurte que compramos e dar-lhes alimento para se multiplicarem, produzindo mais iogurte.

 

Deixo-lhe aqui uma receita simples para fazer o seu iogurte em casa.

 

1 iogurte natural

1 copo de leite gordo

 

Ferva o leite. Deixe arrefecer um pouco. Coe as natas que se tenham formado e misture o leite com o iogurte. Tape com um pano e deixe repousar à temperatura ambiente.

Geralmente faço à noite e no dia seguinte de manhã já tenho um iogurte bem cremoso (por isso nem sei quantas horas demora a ficar pronto).  Imagino que dê para colocar mais leite e conseguir maior quantidades, só deve demorar mais tempo. Depois é só adicionar ingredientes ao seu gosto: açúcar, frutas batidas, cereais etc.

Conserva-se bem no frigorífico pelo menos 2 dias.

 

Experimentem e deixem sugestões vossas.

publicado por oxarim às 16:27 | comentar | favorito