Reutilização de óleo vegetal usado

 

Se ainda é daqueles que deita o óleo usado pelo cano abaixo, ou se inocentemente coloca-o numa garrafa e deita no lixo então este post é para si.

 

Além de poluir a água o oleo alimentar dificulta o bom funcionamento das ETARs.

Ao ser transportado pelo esgoto, o óleo pode chegar aos rios, lagos e etc.
Por ser mais leve, o óleo forma uma camada sobre a superfície da água impedindo a oxigenação. Isso pode causar até mesmo o fim de algumas espécies de peixes e plantas aquáticas.

 

Por outro lado, o óleo alimentar usado pode servir para produzir biodiesel. Este combustível é uma alterativa aos combustíveis fosseis (gasolina, gasóleo, com reservas limitadas em constante diminuição) e além disso a sua utilização produz menos gases responsáveis pelo efeito de estufa. Apesar de haverem poucos veículos em circulação que funcionem apenas a biodiesel é possível usá-lo em qualquer automóvel a gasóleo, sem fazer qualquer adaptação ao veiculo, desde que a proporção de biodiesel não seja maior que 30% em relação ao gasóleo.

 

A AMI está a levar a cabo uma campanha de recolha de óleos alimentares para produção de biodiesel.

Veja aqui qual o local mais próximo de si para depositar o seu óleo usado. Evita a poluição da água, ajuda a produção de biodiesel e a AMI receberá um donativo por cada litro de óleo recolhido.

publicado por oxarim às 14:03 | comentar | favorito