Como andamos de petróleo...

 

Em recentes pesquisas na internet encontrei a seguinte imagem.

 

 

 

Parecendo-me uma fonte digna acho que merece alguma atençao pois os graficos são claros e permitem-nos concluir muitas coisas.

 

  • A nível de produção e reservas de petróleo a Europa é de longe a menos favorecida. Isto indica que temos que reduzir ao máximo a nossa necessidade de petróleo ou em pouco tempo ficaremos dependentes das nações que o produzem.

 

  • A nível de consumo a Europa apenas é responsável por 19%. Isto não nos iliba de tentar reduzir o nosso consumo de petróleo mas faz-nos pensar que não nos adianta de nada fazer de tudo para reduzir o consumo de petróleo se os Estados Unidos, Ásia e Oceania não colaborarem. Por isso todos acordos internacionais como a recente Cimeira de Copenhaga p. ex. são de extrema importância pois é nessas alturas que se pode conseguir que todos se comprometam.

 

  • Quanto às utilizações dadas ao petróleo (tomando como exemplo os E.U. cuja realidade não é necessariamente igual à nossa) vemos que a indústria e os transportes dominam claramente. Isto lembra-nos que: devemos deslocar-nos de forma "ecologicamente inteligente" (transportes públicos, a pé, à boleia etc.); devemos evitar comprar produtos que venham fora da nossa região ou que resultem da indústria.
publicado por oxarim às 22:12 | comentar | favorito