O que sabe sobre os seus cosméticos e produtos de higiene?

 

Gostaria de colocar um pequeno desafio ao leitor. Pare e pense quantos produtos de higiene e cosméticos usou em todo corpo desde o momento em que acordou de manhã até agora.

 

Cá vai a minha lista

 

Sabonete liquido

Pasta de dentes

Creme para contorno de olhos

Protector solar

Desodorizante

 

 

Até deitar provavelmente usaria mais sabão, shampoo, talvez algum creme para cabelo ou corpo e de novo pasta de dentes. Isto sendo um dia sem maquilhagem ou qualquer extra. Que tal a sua lista?

 

Agora veja a lista de ingredientes desses produtos. Encontra algum que lhe seja familiar, ou que saiba quais as suas implicações além da água?

Não lhe parece um pouco preocupante que se tenha tornado tão dependente destes produtos e que não faça a mínima ideia daquilo que está a usar no seu corpo? Sabia que é permitido a uma marca não revelar totalmente todos os ingredientes de um perfume, como forma de preservar o segredo da sua fragância? Facilmente confiamos nas marcas que comercializam estes produtos (seguindo as indicações falsas de "natural", "orgânico" etc.) e nas leis que restringem o uso de químicos.

 

Dificilmente conseguiria voltar ao estado selvagem de apenas usar água na minha higiene diária mas acho que podemos tentar fazer compras de forma mais consciente e pensar se realmente precisamos de tantos produtos. No caso de realmente não conseguir evitar o seu uso acho que seria boa ideia variar nas marcas de forma a não sobrecarregar o corpo com determinado ingrediente. (p.ex este mês usa o sabão A que possivelmente contém o ingrediente nocivo A, e no mês que vem usa o sabão B que contém o ingrediente nocivo B dando tempo para o ingrediente A ser eliminado)

Vários produtos a que estamos habituados podem ser usados de forma mais reduzida ou até substituídos por produtos naturais. Procurarei falar disto nos próximos posts.

Deixo aqui o link de um vídeo interessante sobre este tema.

 

Caso queira investigar os ingredientes contidos nos seus produtos favoritos siga este link onde pode pesquisar a composição de vários produtos e a sua classificação a nível de prejuízo para a saúde.

publicado por oxarim às 15:18 | comentar | favorito