Tigres em extinção

 

Muito se tem falado sobre a importância da biodoversidade e da rápida extinção de várias espécies.

Mas isto por vezes pode soar a exagero e distante do nosso quotidiano, e facilmente desprezamos estes apelos. Ouvimos que determinada espécie se extinguiu e lembramos dos dinossauros e das aulas de história. Mas é tudo mais real e próximo do que imaginamos.

 

E se lhe disser que neste momento estima-se que já só existam 3200 tigres no mundo? Parece impossível? Saiba que é possível que ainda viva para ouvir a noticia de que já não há nenhum tigre vivo. Sim, esse animal que é quase um ícone da vida selvagem que desde pequenos vimos em lindas imagens e até em desenhos animados (eu sou da era do Aladino). Estamos numa época de mudança mas não por razões naturais. Os tigres não estão a morrer devido a uma mudança climatérica ou a uma nova doença, estão a morrer por nossa causa. A caça ilegal para venda de peles, ossos e órgãos e a destruição dos seus habitats são as verdadeiras causas.

 

E que posso eu fazer uma vez que não caço tigres, não destruo florestas e vivo em Portugal?

 

  • Obviamente diga não ao uso de pele animal participando em campanhas.
  • A medicina chinesa usa partes de órgãos de tigres como ingredientes para vários "remédios" e superstições. Diga não a todos estes produtos.
  • Florestas tropicais que serviam de habitat aos tigres têm sido destruidas não só pela necessidade de terreno mas também pelas madeiras exoticas. Procure saber sempre a proveniencia das madeiras daquilo que compra e não dúvida não compre madeiras exóticas.
  • Faça uma doação para esta causa aqui.

Só um esforço conjunto pode trazer resultados e evitar a extinção destes animais.

publicado por oxarim às 20:43 | comentar | favorito